• Manuela Vaz - membro suplente do Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda •
Intervenção realizada na 5ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda do mandato autárquico compreendido entre os anos de 2021 e 2025, a 30 de junho de 2022, no período antes da ordem do dia, nomeadamente no ponto referente aos assuntos de interesse para a Freguesia, para notabilizar a importância do projeto “Hortas da Guarda”, que, em boa hora, teve a sua génese da vontade do executivo da nossa Junta de Freguesia.
O GPS AFG classificou essa oportunidade enquanto ótima, pois proporcionou a possibilidade de conhecer o radioso trabalho que ali, diariamente, é desenvolvido por dezenas de Guardenses, com afinco, amor e dedicação à sua parcela de terreno, e que a terra devolve através de produtos de excelência e relevante qualidade.
O GPS AFG incitou o executivo da Junta de Freguesia a aprofundar este projeto, captando mais espaços como estes alargando o espaço existente e, talvez, potenciando a agricultura biológica.
Desafia também o executivo da Freguesia a promover ações de formação, sensibilização e de acompanhamento a todos os cidadãos que usufruem da terra nas Hortas Comunitárias da Freguesia.
Noutro âmbito, o GPS AFG manifestou publicamente um voto de saudação às várias associações que se envolveram na iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Guarda “Santos da Guarda”, não obstante ter realçado, menos positivamente, a ausência da participação dos bairros da Guarda, nas marchas populares da iniciativa.
Neste sentido, o GPS lançou um apelo ao executivo para que aproveite a oportunidade para garantir que esta ausência não se repita, garantindo que as associações tenham ao seu dispor toda a ajuda e apoio necessário para cumprir, brilhantemente, com este desafio anual e para que continuem a ser motivo de orgulho, todos os dias do ano, na sua missão comunitária.