Intervenções

Fábio Pinto | 6ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda

 Fábio Pinto - membro efetivo do Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda

 

Intervenção realizada na 6ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda do mandato autárquico compreendido entre os anos de 2021 e 2025, a 29 de setembro de 2022, no período de antes da ordem do dia, nomeadamente no ponto referente aos assuntos de interesse para a Freguesia, para abordar as consequências do incêndio de 18 de julho de 2022 na área da Freguesia da Guarda, realçar a necessidade de criação de um plano de intervenção da Freguesia que ajude a mitigar as suas consequências e apresentar uma proposta de atribuição de um voto de louvor a todos os bombeiros, agentes da proteção civil, trabalhadores da nossa Freguesia e demais populares que corajosamente defenderam a Guarda e os Guardenses naquela ocasião.

 

O GPS AFG defendeu que, agora, passados mais de 2 meses, é hora de avançar e identificar pontos de intervenção, para mitigar as consequências do muito que já se perdeu e, neste sentido, avançou para o terreno, a 17 de setembro, para percorrer toda a área da Freguesia que foi atingida por este incêndio, procurando contribuir para o levantamento de questões, problemas e propostas relacionadas com esta calamidade, nomeadamente:

 

  • Identificar áreas onde a reflorestação deva acontecer.

 

  • Identificar espaços onde a limpeza do terreno ainda não tenha acontecido. Encontrando os proprietários e fazendo valer a missão da Freguesia nesta matéria.

 

  • Melhorar os acessos, limpar caminhos, mapear trajetos, torná-los mais fruíeis, mais circuláveis, para quem visita, trabalha ou, simplesmente, disfruta daquela área verde da nossa Freguesia. 

 

  • Promover uma grande campanha de limpeza dos muitos detritos, alguns deles de extrema perigosidade, como materiais com amianto, muitos vidros, metais, borrachas, lixo abandonado à sua mercê, à espera dos séculos necessários para que a sua existência se apague. 

 

  • Reforçar os apoios concedidos aos cidadãos afetados. Aos produtores. Juntar a energia da Freguesia ao esforço que tem sido encetado por diversas entidades. Seja pouco ou muito, o GPS AFG considera que não se pode continuar a poupar quando os nossos cidadãos tanto precisam do nosso apoio.

 

O GPS AFG apresentou uma proposta de atribuição de um voto de louvor a todos os bombeiros, agentes da proteção civil, trabalhadores da Freguesia e demais populares que corajosamente defenderam a Guarda e os Guardenses naquele dia, considerando que, ainda que simbolicamente, este voto de louvor é da mais elementar justiça e dignidade perante o esforço hercúleo que tantos promoveram para defender a nossa comunidade.

 

[VER VÍDEO DA INTERVENÇÃO]
[VER TEXTO DA INTERVENÇÃO]