Intervenções

Fidélia Pissarra | 6ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda

 Fidélia Pissarra - membro efetivo do Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda

 

Intervenção realizada na 6ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda do mandato autárquico compreendido entre os anos de 2021 e 2025, a 29 de setembro de 2022, no período da ordem do dia, nomeadamente no ponto referente à análise e debate sobre as propostas (Provedor do Bairro e Orçamento Participativo), para apontar diversas falhas na redação do regulamento da figura do Provedor do Bairro da Freguesia, particularmente na matriz impressa ao mesmo, a saber:

 

  • A título gratuito e sob escrutínio, exclusivo, da Junta de Freguesia, sobre cujos critérios de seleção e “recrutamento” nada é, previamente, definido, expurgando o processo de qualquer mecanismo que assegure a sua transparência ou nele inscreva qualquer virtuosidade.

 

  • A figura do provedor de Bairro descrito assemelha-se, excessivamente, a uma figura que promove a fiscalização dos costumes e da convivência.

 

  • Este provedor de bairro, pode até fiscalizar - porque é de fiscalizar que aqui se trata - qualquer bairro que não o seu.

 

  • O executivo quer transferir para este “provedor”, escolhido arbitrariamente, o que nunca se lembrou de transferir para as Associações de Moradores.

 

Ainda que, a 25 de setembro de 2020, o GPS AFG tenha dado o seu contributo para a génese de uma proposta à Junta de Freguesia da Guarda na criação da figura do Provedor do Freguês - muito diferente da figura que agora surge - o mesmo grupo considera que este regulamento não serve nem está em condições vir a ser votado.

 

Pelo exposto, o GPS AFG propôs que a proposta de Regulamento em apreço fosse, previamente, sujeita a debate e trabalho conjunto entre todos os Grupos parlamentares, em sede da Comissão Permanente da Assembleia, tendo em vista o seu retorno à análise e votação dos membros desta Assembleia já na próxima Sessão da Assembleia de Freguesia, sendo que se assim não fosse, naturalmente, não restava outra hipótese ao GPS AFG senão votar contra a presente proposta.

 

Neste sentido, a Junta de Freguesia acedeu ao apelo do GPS AFG e informou que a proposta em análise transitará para a Comissão Permanente da Assembleia de Freguesia, por forma a garantir a análise e construção da proposta de regulamento, de acordo com os contributos que venham a ser prestados pelos diversos Grupos Parlamentares e conforme a proposta elencada pelo GPS AFG.

 

[VER VÍDEO DA INTERVENÇÃO]
[VER TEXTO DA INTERVENÇÃO]