Intervenções

Carmo Santos | 15.ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda

 Carmo Santos - membro efetivo do Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda

 

Intervenção realizada na 15.ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda do mandato autárquico compreendido entre os anos de 2021 e 2025, a 30 de dezembro de 2024, no período de antes da ordem do dia, nomeadamente no ponto referente aos assuntos de interesse para a Freguesia, para apresentar uma proposta que visa a visa a criação de um Kit de Boas-Vindas para novos residentes na Freguesia.

 

O Grupo do Partido Socialista trouxe à Assembleia uma proposta que acredita ser capaz de marcar um novo capítulo no acolhimento aos cidadãos que escolhem a Freguesia da Guarda para recomeçar ou dar continuidade às suas vidas.

 

Como tem sido habitual, o Grupo do Partido Socialista assume um papel ativo e vigilante na ligação entre os cidadãos da Guarda e o executivo, escutando, debatendo, analisando e apresentando soluções.

 

Neste contexto, foi apresentada a proposta de criação de um Kit de Boas-Vindas a novos residentes da Freguesia da Guarda.

 

Carmo Santos iniciou a intervenção sublinhando que recomeçar a vida numa nova cidade não é tarefa fácil, seja pela necessidade de se familiarizarem com os serviços e recursos disponíveis, seja pela dificuldade em criar novas redes de integração social e cultural.

 

A proposta, que visa suavizar esse processo, contempla um Kit de Boas-Vindas com dois componentes principais: um Guia de Acolhimento, que reúne informações essenciais para ajudar os novos residentes a estabelecerem-se e integrarem-se na Freguesia, incluindo orientações sobre onde requerer ou renovar documentos, como contratar serviços básicos, pontos de interesse cultural e histórico, e contactos úteis, incluindo números de emergência.

 

A segunda componente do kit seria a inclusão de amostras de Produtos Locais, um conjunto de produtos regionais, oferecidos em parceria com o comércio local.

 

O objetivo desta inclusão é duplo: por um lado, dar a conhecer o que a Guarda tem de melhor, e, por outro, incentivar a economia local.

 

A intervenção de Carmo Santos destacou que esta proposta não é um mero formalismo, mas sim uma reflexão sobre o futuro da Guarda, uma visão para uma cidade mais inclusiva que acolhe com dignidade todos aqueles que escolhem a Freguesia para construir as suas vidas.

 

O mínimo que podemos fazer, afirmou, é dar-lhes um gesto simbólico, mas profundamente significativo, que diz: "Bem-vindo à Guarda".

 

Concluiu a intervenção afirmando que o futuro da Guarda é feito de acolhimento, integração e valorização dos seus residentes, enfatizando o compromisso do Partido Socialista com uma cidade mais inclusiva, mais humana e mais forte.

 

[VER VÍDEO DA INTERVENÇÃO]
[VER TEXTO DA INTERVENÇÃO]