• Cremilda Almeida - membro suplente do Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda •
Intervenção realizada na 15.ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda do mandato autárquico compreendido entre os anos de 2021 e 2025, a 30 de dezembro de 2024, no período de antes da ordem do dia, nomeadamente no ponto referente aos assuntos de interesse para a Freguesia, para abordar a questão da passagem de Linhas de Muito Alta Tensão pelo território da Freguesia da Guarda destacando preocupações relacionadas com a saúde pública, qualidade de vida e proteção ambiental.
Foram discutidos os impactos das radiações eletromagnéticas que, apesar da fragilidade das evidências científicas sobre os efeitos de longo prazo, levam a Organização Mundial de Saúde a recomendar medidas de precaução e investigação mais aprofundada.
Também foi salientado o ruído associado a estas linhas que é reconhecido como prejudicial à saúde e ao conforto das populações, especialmente em condições climáticas adversas.
O Grupo sublinhou a importância de assegurar transparência e participação pública no planeamento destas infraestruturas para garantir que as populações sejam devidamente informadas e envolvidas.
Neste contexto, foram dirigidas ao executivo questões sobre o conhecimento que este tem do projeto, as populações afetadas e as medidas tomadas para informar os cidadãos.
O Grupo do Partido Socialista reafirmou a necessidade de precaução e planeamento responsável apelando ao poder local para proteger a saúde das populações e o ambiente, promovendo soluções que respondam às legítimas preocupações dos cidadãos.