• Fábio Pinto - membro efetivo do Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda •
Intervenção realizada na 16.ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda do mandato autárquico compreendido entre os anos de 2021 e 2025, a 22 de abril de 2025, no período de antes da ordem do dia, nomeadamente no ponto referente aos assuntos de interesse para a Freguesia, para assinalar a importância dos 50 anos das primeiras eleições livres com sufrágio universal em Portugal, realizadas a 25 de abril de 1975, um ano após a Revolução dos Cravos.
Fábio Pinto enalteceu o papel do poder local como uma das maiores conquistas de Abril, sublinhando que as freguesias, como a da Guarda, são fundamentais na proximidade com os cidadãos, na resposta às suas necessidades e na promoção da coesão social.
O Coordenador do GPS AFG alertou para os desafios que persistem, nomeadamente o impacto da reorganização administrativa e a necessidade de reforçar a representatividade e eficácia do poder local.
Fábio Pinto defendeu a valorização das autarquias enquanto espaço de cidadania ativa e reafirmou o compromisso do Partido Socialista com um poder autárquico forte, próximo e ao serviço das populações.