• Fábio Pinto - membro efetivo do Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda •
Intervenção realizada na 17.ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda do mandato autárquico compreendido entre os anos de 2021 e 2025, a 30 de junho de 2025, no período de antes da ordem do dia, nomeadamente no ponto referente aos assuntos de interesse para a Freguesia, para apresentar uma proposta de voto de pesar pelo falecimento de João Saraiva Neto Carvalhinho.
Na sua intervenção, o Coordenador do GPS AFG destacou o percurso de cidadania ativa do antigo membro do Grupo, salientando o seu contributo enquanto membro da Assembleia de Freguesia, nos mandatos iniciados em 2017 e renovado em 2021. Referiu que o mesmo participou em dezasseis sessões e realizou doze intervenções públicas, sempre com postura séria, humilde e convicta, demonstrando firme empenho na defesa do interesse público e na melhoria da qualidade de vida da população da Guarda.
Fábio Pinto recordou João Carvalhinho como um cidadão exemplar, integro, discreto, dedicado ao associativismo e respeitado entre os seus pares, sublinhando a importância do seu legado cívico e humano.
Face ao exposto, o Grupo do Partido Socialista apresentou proposta de voto de pesar, que foi colocada à deliberação da Assembleia, visando manifestar publicamente o mais profundo pesar da Assembleia de Freguesia pelo falecimento de João Carvalhinho, com observância de um minuto de silêncio em sua memória, aprovar um voto de pesar dos membros da Assembleia de Freguesia pelo seu falecimento e dar conhecimento do teor deste voto de pesar aos familiares de João Carvalhinho, apresentando, em nome da Assembleia de Freguesia, as mais sinceras condolências.
- COM OS VOTOS A FAVOR DOS MEMBROS DO GPS AFG (04 VOTOS), A PROPOSTA DE VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOÃO SARAIVA NETO CARVALHINHO FOI APROVADA POR UNANIMIDADE (19 votos a favor).