No Dia Mundial da Arte, o Grupo do PS na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG), representado pelo membro, Ismael Escudeiro Duarte, visitou a exposição “O tempo das Mulheres” do fotojornalista Alfredo Cunha, patente na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda.
Nos 50 anos de carreira, Alfredo Cunha expõe, na Guarda, os retratos de mulheres recolhidos em mais de 20 países ao longo de meio século de fotografia, numa exposição que resulta da seleção de imagens que compõem o livro com o mesmo título. A seleção de fotografias apresentada revela-nos a Mulher nos mais variados contextos, um pouco por todo o mundo, demonstrando a diversidade, a beleza e a relevância das mulheres na sociedade.
As fotografias expostas pertencem a um conjunto de 400 imagens recolhidas em mais de 20 países ao longo de 50 anos, “seguindo a sequência lógica do ciclo de vida da mulher, da infância à velhice”.
Alfredo Cunha iniciou a sua carreira em 1970, na área da fotografia comercial, mas desde cedo revelou interesse pelo fotojornalismo. Aos longo dos anos passou por diversos jornais e agências noticiosas de grande relevo. Foi editor fotográfico nos diários Público e Jornal de Notícias, no grupo Edipresse, e diretor fotográfico da Agência Global Imagens.
Foi o fotógrafo oficial dos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, tendo sido agraciado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
É autor de algumas mais célebres fotografias da revolução do 25 de Abril de 1974. Já publicou mais de três centenas de livros de fotografia que abordam diferentes temas da atualidade, tendo sido alvo de diversas distinções a nível nacional e internacional.
O GPS AFG saúda a promoção desta exposição e o trabalho magnífico do seu autor.
A exposição fica patente no TMG até ao dia 23 de abril de 2021.