A 18 de abril de 2021, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma comitiva do Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) visitou a Torre dos Ferreiros da Guarda, tendo constatado a permanência da impossibilidade de utilização do elevador panorâmico ali existente.
A sua colocação aconteceu aquando da intervenção, inserida no projeto de “Requalificação do eixo central da Guarda”, tendo este sido dinamizado pela Câmara Municipal da Guarda e financiado por fundos comunitários, num investimento de cerca de 570 mil euros.
Por altura da inauguração, no último Feriado Municipal da Cidade da Guarda, a 27 de novembro de 2020, a autarquia garantia que até ao dia 31 de dezembro de 2020 a entrada seria gratuita, sendo que a partir de 1 de janeiro de 2021, o acesso ao cimo da Torre dos Ferreiros passaria a ser pago e a reserva poderia também ser feita presencialmente no Museu da Guarda e no Welcome Center.
Quase meio ano depois, o elevador mantém-se inutilizado e não se encontra disponivel um horário sobre o qual seja permitido o acesso ao cimo da torre, quer por via do referido elevador, quer seja pelas escadas.
Nesta ocasião e perante esta flagrante constatação, o GPS AFG destaca a necessidade de que as autarquias das Guarda assegurem uma maior atenção pela conservação, aproveitamento e fundamental valorização turística e comunitária do nosso património e de todo o investimento que tenha sido realizado no seu âmbito, sobre o qual carece um evidente e maior aproveitamento.