Notícias

imagem do artigo

GPS AFG sensibiliza os Guardenses para a importância da produção nacional e local, no Dia da Produção Nacional

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) sensibiliza os Guardenses para a importância social e económica da produção nacional e local, no Dia da Produção Nacional, assinalado a 26 de abril de 2021.

 

A data, assinalada desde 2011, visa destacar a produção nacional como fator determinante no combate ao desemprego e contribuir para a afirmação da produção nacional nos mercados externos, com o fim de a tornar mais competitiva num mercado cada vez mais global.

 

A forma como produzimos e consumimos tem contribuído para muitos dos problemas ambientais existentes, nomeadamente as alterações climáticas, a poluição, o esgotamento dos recursos naturais e a perda de biodiversidade.

 

A nossa qualidade de vida está dependente da nossa capacidade de viver dentro dos limites dos recursos disponíveis e, por isso, a União Europeia está empenhada em incentivar o consumo e a produção sustentáveis.

 

O consumo e a produção sustentável envolve consumir menos e melhor, atendendo aos impactos ambientais, sociais e económicos. É um processo que inclui a utilização dos recursos naturais e da energia de forma mais eficiente, conseguindo assim reduzir as emissões poluentes e outros tipos de impacto ambiental. Com esta nova forma de consumir e produzir, deseja-se satisfazer as necessidades de produtos e serviços, ao mesmo tempo desfrutar de uma melhor qualidade de vida e assegurar que as gerações futuras tenham os recursos que precisam.

 

É neste contexto que entra a importância do consumo dos produtos nacionais, que potenciam assim a economia nacional e sustentabilidade do país, ao mesmo tempo que evitam as consequências negativas do transporte de produtos alimentares provenientes de outros países.

 

Produzir localmente é fornecer ao consumidor alimentos frescos, de qualidade e autênticos, com o devido respeito pelos ciclos naturais de crescimento.

 

A promoção deste conceito prende-se com o compromisso de melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras, permitindo que as comunidades se tornem sustentáveis, socialmente justas e inclusivas, com uma economia local forte e viável.

 

Os produtos locais, como são produzidos artesanalmente e a sua origem é de regiões próximas, são considerados amigos do ambiente. Outras das vantagens da sua aquisição prende-se com o facto de que, tendo em conta que não precisam de transporte de longo curso, evitam custos ambientais, sendo pouco ou nada industrializados, a sua produção gera mais emprego e o facto de gerar mais emprego, faz com o despovoamento rural diminua, pois contribuiu para a fixação de mais população.

 

O consumo de produtos locais ajuda a preservar a cultura e a identidade, porque não só preserva a cultura gastronómica das regiões, como também pelo conhecimento ancestral que passam das gerações mais antigas para as atuais.

 

Compre o que é nosso. Compre produtos nacionais / locais.