O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) participou em vários dos momentos do programa de comemorações oficiais do 47º aniversário do 25 de Abril da Câmara Municipal da Guarda, nomeadamente no Tradicional Hastear da Bandeira, Sessão Solene Comemorativa, inauguração do Espaço Intergeracional – Criativamente e inauguração do Quarteirão Sociocultural da Guarda.
Após o tradicional hastear da bandeira, cujo ato contou com a guarda de honra das três corporações de Bombeiros do Concelho - Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, acompanhada do hino nacional pela Escola Profissional de Artes da Covilhã, o Dia da Liberdade, foi assinalado com uma homenagem às PME Líder'20 na Sessão Solene que assinalou a Revolução dos Cravos, a partir do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.
A sessão contou com as intervenções da presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom, do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, e do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira (em vídeo).
Já no período da tarde, o GPS AFG marcou presença na inauguração do Espaço Intergeracional – Criativamente na Rua da Trindade, no Bairro de São Vicente. Trata-se de um espaço dinâmico e direcionado para as necessidades da comunidade, em particular para os seniores. Estão previstas atividades de teatro, Estimulação psico-motora e cognitiva, Atividade Física, Música, Manualidades, entre muitas outras. O espaço irá funcionar com voluntários, técnicos do Município, parceiros da rede Social e do Conselho Municipal da Juventude.
A finalizar o programa, a Inauguração do Quarteirão Sociocultural: Associações ao Largo, no Largo do Torreão, também contou com a participação da comitiva do GPS AFG. No ato inaugural, foi assinado o respetivo Contrato de Comodato de cedência das instalações pelo Município à Associação das Aldeias de Crianças S.O.S., Associação Hereditas, Cineclube da Guarda, Associação Portuguesa para a Dislexia e Fundação Portuguesa “Comunidade contra a Sida”, que que ali ficarão sediadas durante os próximos dez anos.
O GPS AFG saúda todos os intervenientes neste programa, relevando o seu papel no assinalar de tão importante data para o plano democrático nacional e Guardense.