Notícias

imagem do artigo

GPS AFG acompanha a conferência “Portos secos & terminais rodo ferroviários”, promovida pelo IPG e APAT

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG), representado pelo seu membro, Ismael Escudeiro Duarte, acompanhou a conferência “Portos secos & terminais rodo ferroviários”, por via da sua transmissão online.

 

A iniciativa, promovida pelo Instituto Politécnico da Guarda e Associação dos Transitários de Portugal, contou com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do Presidente do IPG, Joaquim Brigas, do presidente da APAT, Paulo Paiva, e de diversos representantes ligados aos “operadores logísticos e operadores de transporte”, aos “operadores marítimos e operadores de terminais”, às “empresas importadoras e exportadoras” e ainda aos “portos marítimos, infraestruturas e autoridades”, que participaram num momento de debate sobre a temática do evento.

 

Destaque para a parceria firmada entre o IPG e a APAT, para capacitar profissionais nas áreas de gestão, dos transportes e da logística para trabalharem no primeiro Porto Seco português, que ficará sediado na Guarda.

 

No âmbito deste protocolo, a APAT vai colaborar com o IPG na qualificação de quadros para o desempenho de funções no Porto Seco, através da criação de novos cursos. A APAT irá ainda apoiar o IPG na investigação aplicada que será produzida sobre o setor transitário e logístico, o que se traduzirá num importante incremento formativo, diferenciado e de qualidade, na oferta do politécnico da cidade mais alta do país.

 

O desígnio subjacente à criação de um Porto Seco na Guarda não poderia deixar o GPS AFG sem procurar acompanhar esta importante iniciativa, pela forma como estabelecerá um importantíssimo impulso ao desenvolvimento da economia da nossa região, contribuindo para a criação de mais postos de trabalho e para o aumento da competitividade das empresas.

 

De assinalar o forte empenho, desde a primeira hora, do Governo, na pessoa da Ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, para procurar garantir o arranque e desenvolvimento deste que será o primeiro Porto Seco do país.

 

A todos os participantes e promotores da Conferência, o GPS AFG endereça as suas felicitações pela importância que ela teve no propósito da concretização desta ambição, que todos consideramos ser da mais elementar importância para o futuro da Guarda.