Notícias

imagem do artigo

GPS AFG notabiliza a necessidade de concretizar a despoluição dos Rios Diz e Noéme, no Dia Mundial do Ambiente

Hoje, 5 de junho de 2021, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente, no qual o Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) aproveita a oportunidade para destacar as sucessivas oportunidades perdidas de que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Guarda já dispuseram, no conjunto de intervenções necessários, tendo em vista a despoluição dos Rios Diz e Noéme.

 

No passado dia 24 de maio de 2021, o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Guarda assegurou que a autarquia está a trabalhar para resolver o problema da despoluição dos rios Diz e Noéme e que o executivo tem o assunto “na prioridade da agenda”.

 

Acontece que este assunto tem assumido particular destaque no conjunto de compromissos que as candidaturas do PSD têm sucessivamente firmado com a Guarda ao longo dos últimos oito anos e, sucessivamente, tem sido deixado para trás na sua parca lista de concretizações.

 

Considera o GPS AFG que, em função do diagnóstico e soluções já apresentadas, compete ao Município assumir uma intervenção célere no sentido de assegurar uma concretização rápida das soluções que garantam a despoluição destes cursos de água, em nome daquela que é uma autêntica emergência ambiental da Guarda.

 

Mais intervenção e menos comodismo, deveria ser a premissa da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, como forma de prevenir a continuação da destruição do ambiente da Guarda, assegurando o investimento necessário e a sua prioritária sustentabilidade, ao mesmo tempo que se devem promover hábitos de produção industriais e outros, amigos do ambiente e, desta forma, amigos da Guarda.

 

O GPS AFG assume a sua mais elevada expetativa no sentido de ver avançar uma intervenção emergente das autarquias da Guarda para, tão breve quanto possível, ver os Rios Diz e Noéme despoluídos e dignos do seu aproveitamento pelos Guardenses, como espaços de lazer e convívio com a natureza.