Notícias

imagem do artigo

GPS AFG reúne com PSP Guarda para conhecer eventuais parcerias que a PSP desenvolva no âmbito da sinalização de cidadãos em situação de isolamento

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG), representado pelas Vice-Coordenadoras Rosário Araújo e Miquelina Monteiro, reuniu, a 29 de novembro de 2021, com o Senhor Chefe Pereira do Comando Distrital da Guarda da Polícia de Segurança Pública (PSP Guarda), para aprofundar conhecimentos sobre o programa PSP no Apoio 65 - Idosos em Segurança e para conhecer eventuais parcerias que a PSP Guarda atualmente desenvolva ou esteja na disponibilidade de vir a desenvolver, no âmbito da sinalização de idosos em situação de isolamento.

 

O encontro, promovido a pedido do GPS AFG, antecedeu a reunião agendada com a Junta de Freguesia da Guarda, destinada à apresentação de contributos do Grupo para o Orçamento e Plano de Atividades da Freguesia no ano de 2022.

 

A PSP possui como missão, entre outras, proteger, socorrer, auxiliar os cidadãos e defender e preservar os seus bens que se encontrem em situações de perigo. Entre os grupos de pessoas mais vulneráveis destacam-se as pessoas mais idosas, que normalmente, encontrando-se mais isoladas e fragilizadas necessitam, com frequência, do apoio de terceiros.

 

No âmbito da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável / 2017-2025, a Polícia de Segurança Pública assume um papel ativo na dinamização de medidas na área da “Promoção de Estilos de Vida Saudável e Vigilância da Saúde" e, particularmente, nas da “Criação de ambientes físicos que garantam a segurança" e “Identificação, sinalização e suporte em situação de vulnerabilidade".​​​

 

A ação policial junto da população idosa, inserida num contexto preventivo, é efetivada quer através da realização de ações de sensibilização, onde são prestados vários conselhos de segurança, quer através de visitas domiciliárias com avaliação, sinalização, acompanhamento e encaminhamento dos idosos, para instituições de apoio social, quer ainda mediante o reforço do policiamento dos locais habitualmente frequentados por idosos.

 

O programa PSP no Apoio 65 - Idosos em Segurança trata-se de um plano comunitário que é direcionado para pessoas com mais de 65 anos que vivam isoladas e sozinhas de forma que essas pessoas tenham um alinhamento diferenciado daquilo que é o policiamento e acompanhamento normal das pessoas.

 

As pessoas sinalizadas encontram-se registada numa base de dados própria da PSP, onde estão identificadas e perfeitamente localizadas, o que permite a força de segurança saber rapidamente onde a pessoa mora, no caso da mesma ter uma necessidade, de forma a proporcionar um serviço mais rápido.

 

A solidão representa atualmente um dos problemas mais frequentes da nossa sociedade, sobretudo ao nível das pessoas idosas, resultado do conceito de vida da sociedade moderna que tende a valorizar sobretudo o que é material, secundarizando a dimensão afetiva.

 

Este fator, associado a outros como doenças, incapacidade/limitações físicas e às fracas condições financeiras, constituem situações de risco, sendo necessário intervir de forma a localizar, determinar e sinalizar os idosos que se encontrem em situações de risco, promovendo o seu encaminhamento para as instituições competentes.

 

Da reunião resulta a proposta do GPS AFG para que seja firmada uma parceria entre a Junta de Freguesia e a PSP Guarda no sentido de garantir, de forma célere e eficaz, a sinalização de pessoas com mais de 65 anos que vivam isoladas e sozinhas, por forma a assegurar que essas pessoas tenham um alinhamento diferenciado daquilo que é o policiamento e acompanhamento normal das pessoas.

 

A intervenção da Junta de Freguesia, através da leitura dos dados recolhidos na última campanha dos CENSOS, ou através do levantamento que dispõe na sua ação comunitária, seria bastante vantajosa na prossecução da missão de garantir que ninguém é deixado para trás.

 

Ainda neste âmbito, do encontro, resulta a sinalização do GPS AFG de que a Junta de Freguesia se associe, com maior frequência, à PSP, por forma a colaborar em ações de sensibilização e de formação sobre a problemática da prevenção e da segurança no meio da população mais idosa.

 

O GPS AFG manifesta o seu agradecimento ao Comando Distrital da Guarda da Polícia de Segurança Pública, na pessoa do Senhor Chefe Pereira, pela oportunidade profícua de aprofundamento de um modelo de sinergias entre o poder local e a PSP que assegure uma resposta mais eficaz à problemática do isolamento que atinge um conjunto alargado de cidadãos residentes na área da Freguesia da Guarda.