O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG), representado pelo seu Coordenador, Fábio Pinto, assim como pelos membros Fidélia Pissarra, Carmo Santos e Cremilda Almeida, marcou presença, a 16 de dezembro de 2021, na apresentação da edição número 41 da Revista Cultural "Praça Velha" e na inauguração da exposição evocativa do artista plástico Guardense Luís Rebello (1945-2020), patente no Museu da Guarda.
No mesmo dia em que foi lançado um novo número da revista cultural Praça Velha, cuja capa acontece em jeito de homenagem ao pintor e escultor Luís Rebello, mediante a reprodução de um pormenor de uma composição pictórica sua, foi inaugurada uma exposição evocativa da obra do artista Guardense, que faleceu em 2020, que ficará patente no auditório do Museu até 3 de fevereiro de 2022
Pintor, desenhador, escultor e ceramista. José Luís Gonçalves Rebelo nasceu na Guarda, na extinta freguesia de São Vicente. Ainda criança começou a trabalhar na marcenaria do pai. Passando dos brinquedos para os desenhos, não tardou a ensaiar-se na escultura e, mais tarde, na pintura a espátula. Autodidata, os seus primeiros trabalhos foram baseados nas memórias e momentos que passou na oficina do pai. Ao longo da carreira, expôs os seus trabalhos em numerosos certames nacionais e internacionais, tendo recebido vários prémios. Está representado em diversas coleções. A sua obra retrata predominantemente aspetos da região da Beira Interior (sobretudo paisagens, casas e as suas gentes), quer da sua cidade natal, quer do mundo rural do distrito da Guarda. Foi uma presença reconhecida e respeitada no círculo guardense dos artistas plásticos.
A 41º edição da revista cultural editada semestralmente pela Câmara da Guarda desde 1997, apresenta-se com uma nova organização de matérias, desdobrando os conteúdos da revista em dois volumes temáticos, a editar separada e semestralmente: o primeiro, dedicado ao Património e História; o segundo, à Literatura e outras Artes, mantendo-se a habitual linha editorial centrada na divulgação do Património Cultural da região da Guarda.
A presente edição está dividida em quatro blocos: Património e História, Grande Entrevista, Portfólio e Súmula. A secção “Património e História” reúne artigos de F. Carvalho Rodrigues, Elsa Salzedas, António Marques e João Carlos Lobão, Vítor Pereira / Alcina Cameijo / Tiago Ramos e Ana Leonor Pereira da Silva, António Salvado Morgado, Manuel Luís Fernandes dos Santos, Anabela Matias e Dulce Helena Borges, Francisco Manso e Ana Manso, António Manuel Prata Coelho, Aires Antunes Diniz, José António Quelhas Gaspar, Inês Costa e Olga Santa Bárbara.
O GPS AFG saúda todos os autores e promotores da magnifica 41ª edição da Revista Cultural Praça Velha, bem como toda a organização da exposição e homenagem ao pintor e escultor Guardense Luís Rebello, justamente merecida por uma personalidade muito querida por todos os guardenses.