O Partido Socialista venceu as Eleições Legislativas na Freguesia, no concelho e no distrito da Guarda e no país.
Pela terceira vez, desde a criação da Freguesia da Guarda em 2013 e depois da vitória nas últimas Eleições Legislativas, em outubro de 2019, o Partido Socialista (PS) vence novamente uma eleição na área da Freguesia da Guarda.
Nas Eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022 o PS alcançou, na Freguesia da Guarda, 42,57% dos votos (5.845 votos), sendo o partido mais votado, tendo o Partido Social Democrata (PSD) alcançado 33,02% dos votos (4.534 votos), ficando acima da média nacional (41,68%).
Comparativamente aos resultados das Eleições Legislativas de 2019, o PS alcançou, no ato eleitoral de 2022, mais 1.321 votos, o que se traduz numa subida de 8,50%.
Por seu turno, o PSD, aumentou a sua votação em 257 votos, o que se traduz numa subida de 0,51%, mantendo a posição de segundo partido mais votado, ainda que com uma diferença de 9,55% dos votos (1.311 votos) em relação à votação do Partido Socialista.
No concelho da Guarda, o PS foi também o partido mais votado com 45,61% dos votos (9.936 votos) votos, sendo o PSD o segundo partido mais votado com 31,00% dos votos (6.754 votos), ficando acima da média nacional e distrital, sendo que a vitória do PS na Freguesia da Guarda foi responsável por cerca de 59% da margem eleitoral do PS no concelho.
No distrito da Guarda, o PS foi também o partido mais votado com 45,10% dos votos (34.685 votos) votos, sendo o PSD o segundo partido mais votado com 33,52% dos votos (25.776 votos), sendo que a vitória do PS na Freguesia da Guarda foi responsável por cerca de 17% da margem eleitoral do PS no distrito, bem como a vitória no concelho da Guarda foi responsável por cerca de 29% dessa mesma margem distrital.
Com este resultado, o PS mantém, no distrito da Guarda, tal como aconteceu nas Eleições Legislativas de 2019, 2 deputados eleitos (Ana Mendes Godinho e António Monteirinho), ao passo que o PSD mantém apenas um único deputado (Gustavo Duarte).
No país e ainda sem apurar os resultados do círculo eleitoral da Europa e de Fora da Europa (4 mandatos), o PS foi também o partido mais votado com 41,68% dos votos (2.246.637 votos), sendo o PSD o segundo partido mais votado com 27,80% dos votos (1.498.605 votos).
Assim, o Partido Socialista vê reforçada a sua representatividade na Assembleia da República com mais 11 deputados (sem contar com o apuramento do círculo eleitoral da Europa e de Fora da Europa), garantindo, para já, a eleição de 117 deputados e, dessa forma, uma maioria absoluta dos resultados destas Eleições Legislativas.
O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) agradece a todos os eleitores da Freguesia da Guarda que participaram nestas Eleições Legislativas, pelo seu importante contributo para a democracia, assim como a todos os funcionários da Freguesia da Guarda, pelo seu fantástico empenho na realização deste ato eleitoral e a todos os membros nomeados para as mesas de voto, pelo seu esforço e dedicação na concretização do ato eleitoral, através do desempenho das suas funções.
Por último, mas não em último, o GPS AFG parabeniza a candidatura do PS à Assembleia da República no círculo eleitoral da Guarda pelo seu trabalho e resultados, bem como aos três deputados eleitos para a próxima Legislatura, Ana Mendes Godinho e António Monteirinho pelo PS, e Gustavo Duarte pelo PSD, desejando-lhes os maiores sucessos no desempenho das suas funções por forma a que os próximos 4 anos sejam sinónimo de mais e melhores conquistas para a nossa Freguesia, Concelho e Distrito da Guarda, bem como para todo o país.