Notícias

imagem do artigo

GPS AFG participa na iniciativa "PS Presta Contas"

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG), representado por Fábio Pinto, Fidélia Pissarra, Cremilda Almeida, Miquelina Monteiro e Gonçalo Amaral, marcou presença, a 07 de maio de 2022, na iniciativa "PS presta contas", promovida numa parceria entre as estruturas distrital da Guarda e nacional do Partido Socialista.

 

O evento, subordinado ao debate sobre a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022, contou com a participação, na Guarda, de António Mendonça Mendes, atual Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, tendo juntado à discussão vários militantes e simpatizantes do Partido Socialista de todo o distrito da Guarda.

 

Em análise à proposta do Orçamento do Estado que, a ser aprovada, vigorará na segunda metade do ano de 2022, somos elucidados por um documento que mantém as prioridades que o Governo apontou no final de 2021, porque mantem os mesmos objetivos estratégicos e a mesma ambição para o país: acelerar o crescimento e reforçar a coesão social.



O novo OE irá concretizar finalmente o aumento extraordinário das pensões, com efeitos a 1 de janeiro, vai reduzir os impostos sobre a classe média, por via do desdobramento de escalões, e isentar de IRS mais 170 mil famílias, com menores rendimentos, vai aumentar até ao triplo as bolsas para os jovens que pretendem fazer mestrados e reduzir os impostos para aqueles que iniciam a vida ativa, reforçando e alargando o IRS jovem.



Aumentará também os recursos do Serviço Nacional de Saúde e vai reforçar os apoios à infância com o início da gratuitidade geral das creches.



Para as empresas, o Governo pretende continuar a apoiar o seu crescimento e consolidação: com o tão aguardado incentivo fiscal à recuperação, para estimular o investimento privado, com o fim do pagamento especial por conta, aliviando a tesouraria dos nossas pequenas e médias empresas e com melhorias no enquadramento fiscal que promovem o empreendedorismo e a fixação de talento.



A par do investimento privado, este orçamento reforça também o investimento público e concretiza as reformas e os investimentos transformadores do Plano de Recuperação e Resiliência. 


Este é, portanto, um orçamento de respostas concretas e que nos faz avançar.

 

Um orçamento estruturais ajustado à nova conjuntura sem nunca se desviar dos objetivos trajetória de consolidação orçamental responsável, com contas certas.

 

10 DE MAIO DE 2022