Notícias

imagem do artigo

10º Aniversário da Freguesia da Guarda

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) assinala hoje, 28 de janeiro, o 10º aniversário da criação da Freguesia da Guarda.

 

Conheça a mensagem do GPS AFG aos Guardenses nesta ocasião especial:

 

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda assinala hoje o décimo aniversário da criação da Freguesia da Guarda.

 

Esta data, mais do que uma mera efeméride, merece o reforço da nossa garantia de tudo fazer para melhor defender os interesses de todos os cidadãos da nossa Freguesia, guiados pelo exemplo e modelo dos autarcas socialistas que nos antecederam e que tanto de bom fizeram pela Cidade da Guarda e pelas anexas desde 1976.

 

Ao longo de 10 anos, este Grupo teve a honra de se fazer representar por muitos cidadãos que prestaram o melhor de si para servir a causa de todos os Guardenses.

 

Para assegurar a concretização de dezenas e dezenas de propostas que teriam feito a diferença na vida de tantas pessoas.

 

Para ouvir e falar com centenas ou milhares de cidadãos, para conhecer e compreender as diferentes realidades, para rir e sonhar, para lutar, para não perder a esperança, para apoiar e reforçar a ambição de que com os nossos humildes contributos podemos mudar para melhor. Nem que seja a vida de um cidadão de cada vez.

 

A Junta de Freguesia da Guarda assume uma importância singular, seja pela proximidade e pela ação determinante que deve assumir junto dos cidadãos, seja pela incumbência de ser portadora e fiel guardiã da identidade e coesão da Guarda e de todos os Guardenses.

 

Queremos, como tal, dirigir aos trabalhadores da nossa Freguesia o nosso muito obrigado pela sua permanente dedicação e entrega, que tanto tem conseguido fazer na exigente tarefa de corresponder ao que estará sempre por completar.

 

Aos Guardenses, agora mais do que nunca, endereçamos também toda a nossa gratidão pelo seu esforço e sacrifício e reiteramos o nosso apelo à sua mobilização pelo futuro da Guarda.

 

A todos os que abraçaram connosco esta honra e privilégio de servir a Freguesia, a Guarda e todos os Guardenses, agradecemos pela sua dedicação e exemplo que nos legam e nos demonstram que nunca é hora de baixar os braços quando se trata de lutar pela nossa comunidade.

 

À Guarda, nela depositamos toda a nossa maior e mais profunda esperança pelo exemplo que é, não apenas como símbolo da resistência quase milenar às adversidades do destino, mas, acima de tudo, como permanente garante do nosso futuro.

 

Caros Guardenses,

 

A Guarda de 2023 já não é a Guarda de 2013.

 

Hoje temos de ambicionar um horizonte com novos e maiores desafios.

 

Passados 10 anos, a Freguesia da Guarda tem diante de si uma oportunidade para reclamar maior capacidade de intervenção, mais oportunidades de ação e maior preponderância no dia-a-dia dos Cidadãos.

 

Na celebração desta efeméride, vimos reforçar o nosso compromisso de ouvir, trabalhar, apresentar propostas e, com isso, contribuir para concretizar o muito que ainda falta.

 

Do reforço dos apoios sociais, à economia, do incentivo ao associativismo, no apoio à comunidade, à causa ambiental, na valorização dos transportes públicos à mobilidade, nas soluções apresentadas para mitigar as consequências dos incêndios, e na gritante necessidade de reforçar a frágil cooperação acordada entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, que revelou a habitual falta de ambição da Junta de Freguesia e a ausência de reconhecimento desta por parte da Câmara.

 

Gostaria de salientar as propostas por nós apresentadas de transmissão online das Assembleias de Freguesia, da criação da Comissão Permanente da Assembleia de Freguesia e da instituição dos Provedores da Freguesia.

 

Propusemos estas medidas com a plena confiança de que são propostas que apoiarão a transparência entre a Freguesia e os cidadãos, facilitarão o diálogo e ajudarão a melhorar a sua qualidade de vida.

 

Por outro lado, ainda que mais de duas dezenas das propostas apresentadas por este Grupo não tenham merecido a atenção da Freguesia, não nos deixaremos de bater para que todos os contributos sejam uma garantia de que, com poucos gastos financeiros, se consigam concretizar novas metas e ambições.

 

Acreditamos que ainda há muito a fazer para cumprir as necessidades da nossa Freguesia.

 

Mas precisamos de mais.

 

Se queremos atingir as duas décadas de existência desta freguesia não nos podemos limitar a ver cumpridos os mínimos da mediania.

 

Não nos podemos conformar com um orçamento que representa tão pouco para cada cidadão.

 

Não nos podemos resignar a olhar para o futuro e a perspetivar reabilitações de fornos comunitários e alargamentos de cemitérios enquanto únicos investimentos feitos pela Junta de Freguesia.

 

Precisamos mais. Mais competências. Mais financiamento. Mais recursos humanos. Mais meios. Mais futuro.

 

Continuaremos a bater-nos por uma Freguesia presente onde é necessária. Proativa. Que apoie incansavelmente os cidadãos, as associações, todos. Com um discurso de confiança. Positivo. Não conformado. De garra. De vontade. De energia. De futuro!

 

10 anos depois, continuamos a ambicionar mais Freguesia da Guarda para todos.

 

A Guarda pode contar connosco, os Guardenses poderão sempre contar connosco, com uma ambição reforçada, determinação e dedicação na defesa dos seus interesses, na caminhada rumo ao amanhã que a Guarda exige.

 

Caros Guardenses,

 

Seguimos juntos.

 

Viva a Freguesia da Guarda.

Vivam os Guardenses.

 

PUBLICADO A 28 DE JANEIRO DE 2023