Propostas

CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL

O GRUPO DO PS NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA GUARDA PROPÕE
- CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL

 

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) apresentou, a 02 de dezembro de 2021, em reunião com a Junta de Freguesia da Guarda tendo em vista a apresentação de contributos para a proposta de Orçamento e Plano de Atividades da Freguesia da Guarda para 2022, uma proposta para que seja criado um programa de valorização do comércio local da Guarda.

 

Ouvir os comerciantes é fundamental.


A valorização do comércio local através dos arranjos, alindamento e manutenção da envolvente comercial urbana é o caminho para garantir um apoio essencial à sua atividade.


Para o bem e para o mal, o ambiente influencia o comportamento humano de forma indelével.


As queixas relacionadas com a envolvente do comércio local têm sido uma constante por parte de comerciantes e empresários.


Quem gosta de torcer os pés, devido ao mau estado do piso dos passeios e das ruas?


Quem gosta de ser encharcado pela água da chuva retida nas poças da estrada e que a cada passagem dos carros é lançada sobre os passeios e sobre quem passa?


As pessoas apreciam ruas arranjadas e ainda gostam mais de ruas arranjadas e bonitas.


Efetivamente, quem caminhar pelas ruas da zona de S. Miguel da Guarda, Bairro das Lameirinhas e mesmo em algumas das artérias do centro da cidade pode constatar, além do desleixo na higienização do espaço urbano e na recolha dos resíduos, o mau estado das vias e passeios pouco consentâneo com a apregoada preocupação e promoção do comércio local por parte da autarquia.


Mais do que inócuas campanhas nas redes sociais e apelos mendigados através da imprensa.


Mais do que campanhas avulsas, iluminadas por gambiarras natalícias e festivas, importa cuidar da limpeza, manutenção e embelezamento dos espaços da cidade de modo a promover e a dinamizar, permanente e sustentadamente, o comércio local.