Propostas

CRIAÇÃO DO PROVEDOR DO FREGUÊS

O GRUPO DO PS NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA GUARDA PROPÕE
- CRIAÇÃO DO PROVEDOR DO FREGUÊS



Grupo do PS na Assembleia de Freguesia da Guarda (GPS AFG) apresentou, a 25 de setembro de 2020, na 14ª Sessão da Assembleia de Freguesia da Guarda do atual mandato autárquico, uma proposta à Junta de Freguesia da Guarda para a criação da figura do Provedor do Freguês.



Por forma a garantir que os cidadãos se sintam cada vez mais próximos do executivo da Junta de Freguesia da Guarda e vejam resolvidos, de forma mais eficaz, os diversos problemas de caráter organizacional da comunidade, o Grupo do PS, propõe que seja criada uma figura do “Provedor do Freguês”.


Trata-se de uma função não remunerada, tendo como principal função o acolhimento de sugestões, problemas e críticas, para que as encaminhe, de forma direta e rápida, à instituição competente (Presidente, Executivo e Assembleia de Freguesia), acompanhando o evoluir do assunto, o GPS AFG propõe que a sua escolha aconteça através de uma comissão pontual da Assembleia de Freguesia, onde esteja representado por um membro eleito de cada partido político que nela conste, acautelando um mínimo de três quartos de votos e um mandato de dois anos para o cidadão escolhido.



O “Provedor do Freguês”, deverá ser uma pessoa isenta, com idoneidade, bom senso, reconhecimento público, ter disponibilidade, conhecimentos das novas tecnologias e, sobretudo, ser conhecedor do espaço público da Freguesia.



Realçar ainda que seria necessário ver garantida a disponibilização de um espaço físico (gabinete) bem como dos respetivos meios de comunicação/informática institucional e apoio administrativo pontual para o exercício das suas funções em prol da causa pública.



Como em tudo, esta será mais uma marca que o GPS AFG acredita que está ao alcance desta Junta de Freguesia e cuja concretização estará meramente dependente da sua vontade política, determinação e ambição em melhor servir os Guardenses, com proximidade, transparência e dedicação.